HAN-HAN

Texto & Fotos: Glauco Oda (glauco@bassonline.com.br)

O Han-Han jig é mais uma criação do famoso pescador japonês Haruhiko Murakami da Tsunikechi. No japão o Han-Han ganhou um grande destaque após ajudar muitos pescadores profissionais a conseguirem bons resultados mesmo em condições de pesca adversas.
O Han-Han é aparentemente uma isca muito simples e pouca atrativa, é uma isca composta de um pequeno jig-head com um anel de cerdas de borracha fixadas próximas a cabeça da isca. O grande diferencial do Han-Han, ou a grande idéia do Murakami, foi produzir uma isca que trabalha mais tempo em uma determinada profundidade, como o peso do jig é pequeno (entre 1,4 e 2,5g) na água as cerdas de borracha fixadas no jighead criam uma resistência o que faz com que a isca afunde muito lentamente, semelhantemente a um plug de flutuação tipo suspend.
Por essas características o Han-Han é uma excelente opção para as situações onde o peixe se encontra suspenso e pouco ativo.

Trabalho: após o arremesso, espere até a isca atingir a profundidade desejada e então trabalhe continuamente recolhendo e dando toquinhos de ponta de vara simultaneamente, procurando sempre manter a linha esticada e a vara entre as posições 9 e 11hs. O maior desafio na pesca com o Han-Han é manter a isca trabalhando sempre na mesma profundidade desejada, sendo necessário muito treino e dedicação para atingir esse nível de controle.
Dica: Apesar do Han-Han ser uma isca lenta de origem, em algumas pescarias visuais o Han-Han pode ser trabalhado de forma rápida, como uma isca de Reaction, isto é, uma isca para provocar um ataque por reação.

Equipamentos: o uso de um conjunto de molinete é fundamental nesse tipo de pescaria, pois facilita muito o arremesso e diminui consideravelmente as temidas cabeleiras.
Varas: entre 6 e 10lbs e comprimento entre 6” e 6.6”, sendo as varas com 6.4” as mais indicadas; Ação regular/moderada.
Linhas: entre 2 e 4lbs (fluorcarbono).
Traillers: na pescaria com o Han-Han geralmente utilizamos traillers para incrementar o trabalho da isca. Podemos utilizar como trailler pequenas criaturas desenvolvidas especificamente para o Han-Han ou então pequenas minhocas ou grubs.

Quando e onde usar: o Han-han é uma boa escolha sempre que o peixe estiver suspenso na méia-água ou pouco acima das estruturas localizadas no fundo com o auxílio do sonar. O Han-Han pode ser empregado em várias situações, entretanto ele é mais indicado em dias sem vento e em estruturas limpas ou abertas.

Dica: uma boa dica para calcular quantos segundos a isca leva para descer 1m (sem o auxílio de uma calculadora) é posicionar o barco à 5m de profundidade e então cronometrar o tempo gasto até a isca chegar ao fundo. Para então determinarmos essa razão, basta multiplicar o tempo medido por 2 e em seguida dividir por 10.
Exemplo 1: Tempo cronometrado: 20 segundos
20 x 2 = 40; 40 / 10 = 4s, isto é 1m a cada 4s
Exemplo 2: Tempo cronometrado: 32 segundos
32 x 2 = 64; 64 / 10 = 6,4s, isto é 1m a cada 6,4s
Aplicação prática: conhecer essas razões, isto é, o tempo de descida de cada isca pode ser um grande diferencial, exemplo: estamos pescando a uma profundade de 4m e localizamos no sonar uma estrutura submersa, sendo que um possível black-bass está 1m de altura do fundo, isto é, precisamos deixar afundar o Han-Han 3m para passarmos na altura ideal para captura, pegando a isca do primeiro exemplo, se a isca desce 1m a cada 4 segundos, precisaremos de 12 segundos para a isca chegar na profundidade desejada. Obviamente quando estivermos pescando não iremos ficar cronometrando, mas contando mentalmente esse tempo podemos nos aproximar bem do resultado desejado.


Como montar seu próprio Han-Han:

Materiais: - Jighead (entre 1,4g e 2,5g)
- Cerdas de borracha (próprias para o Han-Han, ou cerdas para Rubber-jig / Spinnerbaits)
- Arame 0,2m ou linha forte para fixar as cerdas. (Linha para fixar os passadores de uma vara de pesca)
- Tesoura / Alicate
- Bobina
- Morsa



Como fazer:




1 – Fixar o Jighead na Morsa;







2 – Prender a linha/arame no Jighead;







3 – Fixar as cerdas de borracha (de 20 a 40 cerdas) enrolando a linha/arame firmimente;






4 – Dar um nó de arremate e cortar a linha principal;







5 – Finalizar a montagem do Han-Han, aparando as cerdas da isca de modo que todas fiquem com o mesmo comprimento;






6 - Han-Han pronto.


BASSONLINE - http://www.bassonline.com.br